Bom de Papo
Fechar

Projeto de lei obriga uso de lâmpadas com alta luminosidade e de baixo custo nas ruas de Sorocaba

1921 Portal Agora 07/07/2015 14:17:30
Geral

Vereador  Izídio de Brito é o autor da proposta, que foi protocolada na Câmara de Sorocaba

 

A obrigatoriedade da utilização de lâmpadas com alta luminosidade e de baixo custo na iluminação pública de Sorocaba está prevista em projeto de lei que tramita na Câmara Municipal. De autoria do vereador Izídio de Brito (PT), a proposta aguarda parecer das Comissões para entrar em discussão e votação.

No projeto, o petista enfatiza que se entende como lâmpada de baixo custo e alta luminosidade as lâmpadas de Led, Prime e Vapor de Sódio, entre outras. Também determina que os novos empreendimentos da cidade, inclusive os condomínios fechados, deverão contar com a instalação obrigatória dessas lâmpadas nos projetos de eletrificação a serem aprovados pelo Poder Público.

De acordo com Izídio de Brito, sua proposta visa superar e modernizar as questões de iluminação pública, "um dos maiores gargalos existentes em Sorocaba, que conta com ruas extremamente escuras, causando a sensação de insegurança em grande parte da população".

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar ressalta que o material usado nas ruas dos bairros da cidade está ultrapassado, com lâmpadas de mercúrio, que além de não ter eficiência em claridade, acarreta em um custo do consumo "exorbitante, gerando uma despesa considerável aos cofres públicos".

"Com essa iniciativa pretende iniciar o debate e a construção de um planejamento minucioso de modernização e mais eficiência ao serviço de iluminação pública, principalmente reduzindo custos", explica.

Programa Reluz - Segundo dados do Programa Nacional de Iluminação Pública, o Reluz, do Governo Federal, a iluminação pública no Brasil corresponde a aproximadamente 4,5% da demanda nacional e a 3,0% do consumo total de energia elétrica do país. Isso equivale a uma demanda de 2,2 GW e ao consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano.

Para Izídio, com seu projeto é possível contribuir com o Estado e União nesse sentido, considerando ainda as questões ambientais relacionadas, que em tempos de seca, por conta da energia produzida pelas hidroelétricas, quem sofre com altos custos é a população.

"Sorocaba precisa procurar meios de superar tais problemas e adequar as novas realidades, garantindo melhor qualidade nos serviços de iluminação como pretendemos com essa lei", enfatiza o vereador petista.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também