Bom de Papo
  • Ta ficando feio(1) a população leva carazes lembrando de atitudes dos vereadores Vadinho e Flavinho do Açogue na Camar quando tinham inumeras vantagens do governo nas gestões passadas
  •    
Fechar

ELEIÇÕES  Em 2020 não haverá coligação proporcional e vereadores terão de brigar por mais votos

A cláusula de barreira extinguiu vários partidos e lideranças agora procuram novas siglas

418 Portal Agora 24/03/2019 08:50:00
Política

Vereadores estão cada vez mais conscientes das dificuldades que irão enfrentar nas próximas eleições. E serão eles as cobaias para a mudança do sistema que foi aprovada pelo Congresso. Isso porque o fim da coligação para vereadores, deputados estaduais, distritais e federais tornará a disputa mais acirrada e será cada um por si. Para se eleger, o candidato deverá atingir 10% dos votos do quociente eleitoral exigido para a referida eleição.

A regra que começa a valer para 2020 tende a favorecer quem já está no exercício do mandato, por isso a aproximação com o prefeito tende a ser maior para quem puder. A política mostra que vereador sem prefeito tem reduzidas suas chances de reeleição e para os que pretendem ingressar pela primeira vez na disputa estar a frente de um órgão público e ter a possibilidade de uso da máquina administrativa é a saída mais viável.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também