O SESI Ourinhos apresenta, de 08 de agosto a 17 de setembro, a exposição fotográfica Olhar a toda prova, que retrata de forma artística os esportes olímpicos e paralímpicos. Com curadoria de João Kulcsár, a mostra reúne 32 imagens de atletas incentivados pelo SESI-SP em diversas modalidades. A entrada é gratuita.

A exposição, vista por mais de 10 mil pessoas em 2013 durante os dois meses em que esteve em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na capital paulista, passará por 54 unidades do SESI-SP até 2017.

Fotógrafos de publicidade, fotojornalismo e conceituais integram a mostra, como Claudio Edinger, Jonne Roriz, Marlene Bergamo e Renan Cepeda, que percorreram os centros de atividades do SESI-SP em mais de dez municípios para fotografar os atletas da instituição.

Além disso, também há imagens produzidas por seis fotógrafos deficientes visuais que são alunos de Kulcsár. Há cinco anos, ele ensina a deficientes visuais a arte de fotografar.Entre os fotografados estão Serginho e Dani Lins (vôlei); Thiago Pereira (natação); Reinaldo Colucci (triathlon); Aline Ferreira (luta olímpica); Ana Marcela (maratonas aquáticas); Gustavo “Grummy” Guimarães (polo aquático); Hugo Praxedes (judô); Marco Aurélio Borges (atletismo paralímpico); Luisa Lisboa (bocha paralímpica) e Janaina Petit (vôlei sentado).

Segundo o curador, a ideia foi ir além do registro documental das competições e propor um novo olhar sobre os esportes olímpicos e paralímpicos. "Os fotógrafos transcenderam a estética do fotojornalismo esportivo e expressaram-se com a intenção de voltar seus olhares aos diversos desafios técnicos para discutir as implicações culturais, ideológicas, sociais e psicológicas que as imagens representam", destaca Kulcsár.

 Entrada gratuita :Local: SESI Ourinhos – Rua Professora Maria José Ferreira nº 100, Bairro das Crianças, Ourinhos/SP. Período expositivo: de 08 de agosto a 17 de setembro de 2017 – de terça a sexta, das 12h às 19h. Aos sábados, das 10h às 17h - Informações e agendamento para visitas educativas: (14) 3302-3500