A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, promove entre os dias 27 de agosto e 23 de setembro a Campanha de Vacinação contra Raiva para cães e gatos. As doses serão aplicadas em 50 postos de vacinação distribuídos entre as áreas urbana e rural. A expectativa é vacinar 90% da população animal com idade a partir de 3 meses. Ourinhos possui em torno de 15 mil cães e gatos.

Segundo o chefe de vigilância epidemiológica, João Nunes dos Santos, a vacinação contra a doença é de extrema importância devido aos riscos de transmissão aos humanos.

“A raiva é uma doença transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreção do animal infectado, principalmente pela mordida e lambida”, explica.

Para receber a vacina, o animal deve estar saudável. O cuidador é responsável por providenciar o transporte seguro dos animais, assim como a focinheira, caso sejam agressivos.

As doses serão aplicadas nos postos de vacinação das 8h às 12h e das 14h às 17h. Informações sobre os pontos também podem ser obtidas no Núcleo de Controle de Vetores pelo número (14) 3326-9323 ou na Vigilância Epidemiológica pelo número (14) 3322-3886.