A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai ampliar o atendimento do CRAS III e inaugurar, em abril, um núcleo no Jardim Itamaraty, na rua Sargento Douglas Florêncio, 242. O prédio será uma extensão do centro que já existente na Vila Musa. O objetivo é facilitar o acesso das famílias residentes no Itamaraty, Jardim Paris, Nossa Senhora de Fátima, Água do Jacu e Pacheco Chaves, que também são atendidas pela unidade.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, explica que o CRAS III está localizado na Avenida Domingos Camerlingo Caló, 3.120, onde atende atualmente 54 bairros pertencentes ao território de abrangência, sendo que cinco deles estão localizados do outro lado da rodovia, o que dificulta o acesso da população devido à distância e ao risco da travessia.

Isso reflete diretamente na demanda identificada aos grupos PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos), originando uma demanda reprimida”, explica.

Felipe ressalta que a locação do imóvel é uma solicitação antiga da população desses bairros e foi abordada durante as três últimas conferências de assistência social.

A extensão do Cras III também vai ao encontro da demanda já identificada pelos técnicos da área social, havendo a necessidade de trabalho nestes bairros e das políticas locais, bem como dos parceiros. Como exemplo, podemos citar a solicitação da igreja local, que já manifestou-se a favor de um trabalho nesta região por meio do Bispo Dom Salvador Paruzzo”, ressalta.

Os bairros que serão beneficiados com o novo núcleo, segundo o Secretário, possui um grande número de população com perfil e demanda de acompanhamento pela assistência social e tem sua importância para a redução de situações de vulnerabilidade e de risco social com mais eficácia.